ZF investe em eletrificação e direção autônoma

Modelos conceitos de furgão e caminhões já são capazes de contribuir na logística de maneira independente

ZF avança em eletrificação e automatização Crédito: Foto: ZF

Um caminhão capaz de circular, estacionar e desacoplar o contêiner sozinho. Um furgão que acompanha os passos do entregador de encomendas na distribuição urbana. Assim a ZF constrói cenários de um futuro próximo que não só tornarão os processos logísticos mais inteligentes, como também promoverão mais eficiência à indústria do transporte.

No IAA 2018, o Salão Internacionais de Veículos Comerciais de Hanover, na Alemanha, a companha levou para apresentações práticas as inovações com as quais pretende transformar o setor automotivo. Diversos sistemas reunidos no ZF Innovation Truck, ZF Terminal Yard Tractor e na ZF Innovation Van oferecem um panorama da evolução a que chegar para os segmentos de transporte e logística.

Eletrificação, tecnologias híbridas e direção autônoma são as soluções base no desenvolvimento dos veículos conceitos. No caso dos caminhões, a ZF procura superar desafios encontrados em ambientes confinados, como terminais de carga. Os modelos, alimentados com um arranjo híbrido elétrico, podem manobrar reboques e contêineres de maneira totalmente autônoma. Com a solução, acredita a ZF, o processo logístico ganha agilidade, segurança ao evitar acidentes ou danos materiais e na redução da emissão de poluentes.

Para as entregas urbanas de cargas fracionadas ou mesmo para a atender a chamada última milha, a ZF conceitual um comercial leve totalmente elétrico e autônomo. Equipado com um computador de alta velocidade chamado ZF ProAI e um conjunto de sensores, câmeras, radares e tecnologia lidar, o modelo pode trafegar no trânsito de maneira independente, capaz de desviar de obstáculos, reconhecer semáforos e reagir a situações de risco.

Uma das funções que incorpora o veículo é o Follow Me. Por tablet, o motorista/entregador consegue fazer com que o furgão siga seus passos, uma solução para dois ou três entregas em um mesmo uma rua, por exemplo. No caso de não haver vagas de estacionamento, a van também pode seguir em frente em busca de uma.

“Estamos revolucionando as tecnologias para os serviços de entregas urbanas para que sejam feitas de forma limpa, segura e dentro do prazo. Por esta razão, estamos trabalhando juntamente com parceiros e clientes para que este novo conceito inicie sua produção em série nos próximos dois anos”, revela Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF. “Para oferecer rapidamente ao mercado nossa experiência em sistemas sob a forma de soluções inovadoras e práticas, investiremos mais de € 12 bilhões em mobilidade elétrica e condução autônoma nos próximos cinco anos.”

A ZF se mostra como um importante protagonista no avanço de soluções que tornam o transporte de carga e de passageiros mais eficiente e seguro. O Side Vison Assist, uma das principais novidades de prateleira apresentadas no IAA 2018, por exemplo, sistema que monitora a lateral do caminhão, já é item de série no maior lançamento da Mercedes-Benz na feira, a nova geração do Actros.


Notícias relacionadas